logo-ravin

La Spinetta, do Piemonte à Toscana!



Grandes vinhos requerem ideais sólidos, trabalho árduo e, o mais importante, dedicação.

Giuseppe Rivetti, apelidado de “Pin”, após casar-se com Lídia, comprou vinhedos e começou a produzir vinho. Em 1977 a família passou a residir em La Spinetta, localizada no coração da região conhecida por Moscato d’Asti, produtora de um vinho de sobremesa bastante leve e simples na época.

Os Rivetti acreditavam, no entanto, que a uva Moscato tinha potencial para a grandeza e começaram a produzir os primeiros vinhos: Bricco Quaglia e Biancospino. Com o tempo, a visão da família tornouse ainda maior e, em 1985, La Spinetta fez seu primeiro vinho tinto, o Barbera Cà di Pian. Em 1989, os irmãos Rivetti, filhos de Giuseppe, nomearam seu blend Nebbiolo/Barbera de “Pin” em homenagem ao pai.

O primeiro Barbaresco, Gallina, foi produzido em 1995. E o Barbera d’Asti Superiore em 1998. Em 2000, a ambição da família de adicionar um Barolo ao portfólio da vinícola tornou-se uma realidade. Os vinhedos foram adquiridos pela Rivetti em Grinzane Cavour, onde também foi construída uma adega de última geração, La Spinetta Campè.

Em 2001, a La Spinetta expandiu-se para além das fronteiras do Piemonte, adquirindo 65 hectares de vinhedos na Toscana, entre Pisa e Volterra, onde são produzidos três diferentes vinhos 100% Sangiovese.

Hoje, a família cumpre o sonho de Giuseppe, produzindo vinhos excepcionais na Itália.

Conheça!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!