logo-ravin

Os vinhos que mais combinam com o verão!

https://br.freepik.com/fotos-premium/garrafa-de-vinho-tinto-e-tacas-na-piscina-do-hotel_11052658.htm

Estamos acostumados a ver diversas propagandas relacionadas ao verão que associam a estação apenas com cerveja e/ou chopp, não é mesmo? Mas o vinho, quando escolhido corretamente, combina com qualquer ocasião!  

O Brasil é um país muito quente e exige o consumo de bebidas refrescantes com frequência. Confira neste artigo algumas dicas incríveis que você precisa saber para curtir a estação mais badalada do ano. Confere aí!

Veja algumas características

A coloração dos vinhos podem variar de acordo com o tipo de uva com que foram produzidos, mas o ponto mais importante é a acidez e o frescor.

Geralmente vinhos como esse, são: 

  • Mais leves;
  • Leves;
  • Mais jovens;
  • Devem ser consumidos a uma temperatura mais fresca;
  • Possuem uma acidez mais alta, proveniente das uvas.

Os melhores lugares para apreciar um vinho no verão:

Não existe momento certo ou errado para abrir um delicioso vinho e apreciar todos os aromas e sabores, mas, trouxemos algumas opções capazes de complementar momentos especiais em nossas vidas!  

Busque sempre vinhos mais leves, menos complexos, secos e com teor alcoólico mediano. Eles são mais fáceis de serem degustados e ideais para se refrescar. 

Praia e piscina

O Vinho Branco é ideal para acompanhar momentos na piscina ou à beira-mar. Na hora da escolha, procure pelos brancos sem estágio em madeira, eles são mais leves e devem ser servidos gelados. 

Piqueniques 

Para momentos em meio à natureza, o Vinho Rosé é uma ótima opção. Vinhos como este, são versáteis e não necessitam de tanto resfriamento.  

Vinho tinto para acompanhar carnes

Mesmo em dias quentes, existem alguns pratos que pedem um saboroso Vinho Tinto, para adequar a sua escolha corretamente ao momento, busque rótulos que apresentem taninos mais delicados e com maior acidez.

Celebrações

E nada melhor do que comemorar e brindar momentos especiais com um espumante! Um vinho naturalmente refrescante por sua acidez e borbulhas. Uma escolha coringa para harmonizações, dificilmente ele não irá combinar com o menu escolhido. 

Os espumantes chilenos possuem um aroma indescritível, são frutados e equilibrados. 

Como harmonizar vinhos como estes?

Por se tratarem de vinhos mais leves e delicados, suas harmonizações são bem variadas. Sua escolha certamente dará certo com o menu em questão. Vinhos como estes acompanham: 

  • Aperitivos, antepastos e canapés;
  • Saladas;
  • Peixes e frutos do mar;
  • Carne branca (por exemplo, o frango);
  • Massas leves (com molho ao sugo ou de vegetais);
  • Queijos suaves.

Dicas para levar os vinhos para a praia/piscina e mantê-los gelados:

  • Coloque as garrafas na geladeira na noite anterior, para garantir que elas estejam na temperatura correta na hora do consumo;
  • Existem algumas maneiras de manter seu vinho gelado, como a Wine Bag. Mas em dias de muito calor, recomendamos colocá-lo em um cooler, entre generosas camadas de gelo;
  • Para evitar acidentes, prefira utilizar taças de acrílico;
  • Lembre-se de deixar o cooler sempre à sombra, separe um espaço em sua barraca para acomodá-lo e garantir que suas bebidas fiquem geladas por mais tempo. 

A harmonização de vinhos na praia é incrível! Mesmo após ingerir diversas taças da bebida, você não terá aquela sensação de inchaço. Fora toda a paisagem que estará à sua frente para ajudar a curtir o momento, não é? 

Rótulos como estes são encontrados em nosso site! Veja abaixo algumas opções:

Santa Julia Flores Negras Pinot Noir 2018, produzido pela Bodega Santa Julia, na Argentina. É um vinho 100% Pinot Noir, fresco, complexo e delicado, com aromas de frutas silvestres, uma nota mineral e um leve toque defumado. Combina com carnes ensopadas, massas e queijos de cabra e Brie.

https://www.ravin.com.br/-santa-julia-flores-negras-pinot-noir-0000001861-/p

Mendel Rosadía 2019, Um vinho rosé argentino espetacular! Produzido pela Mendel Wines com as uvas Pinot Noir, Cabernet Franc e Merlot, traz aromas intensos de frutas frescas, que lembram pêssego, abacaxi e laranja. É fresco e frutado, com final persistente e agradável. Para acompanhar saladas e pratos leves com legumes.

https://www.ravin.com.br/mendel-rosadia-2019-0000001867-/p

Gran Mar Chardonnay 2019, um blend das uvas Chardonnay e Torrontés, produzido pela Bodega Trivento. Com aromas florais e cítricos, que se combinam com toques de mel, é um vinho fresco e de final agradável. Perfeito se combinado com pratos leves como saladas e frutos do mar.

https://www.ravin.com.br/gran-mar-chardonnay-0000001776-/p

Palo Alto Reserva Sauvignon Blanc 2017, produzido pela Viña Palo Alto no Chile. É um vinho branco fresco, com aromas cítricos e herbáceos, balanceado e com boa acidez. Excelente para degustar na praia e na piscina, ou acompanhando peixes e pratos frescos leves.

https://www.ravin.com.br/palo-alto-reserva-sauvignon-blanc-0000001549-/p
Gostou do conteúdo? Compartilhe!