logo-ravin

Renatto Ratti, a grande estrela do Barolo!

Renatto Ratti, a grande estrela do Barolo!
Garrafas de Renato Ratti

Renato Ratti, após estudar enologia na Universidade de Alba, na Itália, viveu 10 anos no Brasil, onde foi responsável pela produção de vermutes e espumantes da marca Cinzano.

Em 1965 Ratti retornou à sua terra natal e comprou a primeira vinha para a produção de Barolo: um pequeno lote na zona histórica de Marcenasco, logo abaixo da Abadia de L’Annunziata, em La Morra, na região do Piemonte.

Em pouco tempo Ratti ganhou notoriedade e se tornou um dos produtores mais respeitados da região. Aperfeiçoou a técnica de vinificação, maturação e refinamento para o Barolo Marcenasco, com objetivo de obter elegância, sutileza e longevidade dignas da uva Nebbiolo.

Enólogo excepcional, historiador e comunicador, Renato Ratti se tornou um dos principais motores da revolução cultural que tornou os vinhos do Piemonte e da Itália conhecidos e admirados em todo o mundo!

Após sua morte prematura em 1988, seu filho Pietro assumiu o comando da vinícola e continuou a obra de seu pai. Hoje dá continuidade à missão de manter como único propósito o espírito e respeito pelas uvas e vinhedos de origem.

Conheça os vinhos de Renato Ratti na Ravin!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!